Caretas que valem uma plástica!

A reportagem "Caretas que valem por uma plástica" traz um pouco de nosso universo, no que diz respeito aos exercícios faciais. A reportagem se inicia dizendo os benefícios de adiar uma cirurgia na face e como se pode fazê-lo. De uma maneira bem tranquila e de fácil entendimento a jornalista coloca comentários da terapeuta corporal Bia Ocougne que diz ..."Os músculos da face fazem parte de um todo e também devem ser trabalhados corrigindo vícios de movimentação, o que acaba corrigindo vícios de expressão." Roseli Siqueira, esteticista, complementa dizendo que "quanto mais natural melhor1". No decorrer da reportagem segue-se contando que a realização dos exercícios faciais é moda nos Estados Unidos e lá o que tem mais força é a Yoga Facial. A Jornalista também coloca que independente da técnica escolhida o mais importante é a disciplina na realização diária dos exercícios para tonificar a a musculatura.
Nas páginas seguintes, vimos muitas fotografias de vários exercícios para quem tiver curiosidade de experimentar como seria um tratamento deste tipo. Na coluna em lilás, no canto direito da página, a jornalista escreve um depoimento pessoal sobre a experiência de uma Terapia Fonoaudiológica com benefícios na Estética da face.
A reportagem merece todos os méritos pois divulga esse novo campo da Fonoaudiologia. Como profissionais da área, fonoaudiólogos, devem ter o cuidado de trazer ao paciente seu diferencial: não propomos somente realização de "caretas", pois desta forma banalizamos nosso trabalho que é realizado de forma responsável, baseado na Motricidade Orofacial com benefícios estéticos na face. Podemos ressaltar ao nosso paciente que a indicação de exercícios é uma das abordagens do tratamento e esta é feita de maneira individual, sob o olhar do fonoaudiólogo para que se possa orientar a maneira correta de fazê-los para que estes não tragam dores na região das ATM's ou prejuízos ao equilíbrio do sistema estomatognático! Bom trabalho! Quem tiver interesse a reportagem foi publicada na revista BOA FORMA, julho/07.