Este homem é seu fã!

Ivo Pitanguy, renomado cirurgião plástico nos concede um "dedinho de prosa" num entrevista tranquila e acolhedora. Conta como iniciou sua carreira de cirurgião, fora do Brasil e como deu início à seus trabalhos ainda bem jovem trazendo a cirurgia plástica para o Brasil. Conta sobre o lançamento de seu mais recente livro APRENDIZ DO TEMPO e sobre histórias já vividas. Fala que em toda sua carreira trabalhou sempre com o estético e também com o funcional, sempre colocando ao paciente se existe realmente a necessidade imediata ou real de realização da cirurgia em questão. Mostra de forma madura e consciente a postura ética que todo profissional da beleza deveria ter, já que tratamos além de tudo de auto-estima.


Esta reportagem nos coloca pensar que o nosso papel, como fonoaudiólogas, que trabalhamos com a estética da face de forma consciente e responsável é saber receber este paciente que soube esperar uma cirurgia ou até mesmo descartou a possibilidade de fazê-la. Devemos traçar um plano terapêutico preciso e direcionar o trabalho de reeducação funcional e muscular para um melhor prognóstico para o paciente! Desta forma estaremos sendo éticas e satisfazendo o desejo de cada indivíduo que nos procurou em busca de mudança de hábitos e qualidade de vida!

O mestre sábio ainda coloca sobre a especificidade da beleza e suas formas! Fala das tão temidas "rugas" como traços de dignidade... o que pode servir de citações para o consultório fonoaudiológico!
Leiam a reportagem na íntegra: Revista Cláudia - Jan/08